quarta-feira, 30 de março de 2016

Pela legalidade

Ser legalista não é o mesmo que ser governista, ser governista não é o mesmo que ser corrupto. É intelectualmente desonesto dizer que os governistas ou os simplesmente contrários ao impeachment são a favor da corrupção.

Embora me espante o ódio cego por um governo que tirou milhões de brasileiros da miséria e deu oportunidades nunca antes vistas para os pobres do país, não nego, em nome dessas conquistas, as evidências de que o PT montou um projeto de poder amparado por um esquema de corrupção. Isso precisa ser investigado de maneira democrática e imparcial.

Tenho feito inúmeras críticas públicas ao governo nos últimos 5 anos. O Brasil vive uma recessão que ameaça todas as conquistas recentes. A economia parou e não há mais dinheiro para bancar, entre outras coisas, as políticas sociais que mudaram a cara do país. Ninguém é mais responsável por esse cenário do que o próprio governo.

O esfacelamento das ideias progressistas, que tradicionalmente gravitam ao redor de um partido de esquerda, é também reflexo da decadência moral do PT, assim como a popularidade crescente de políticos fascistas como Jair Bolsonaro.

É possível que a esquerda pague por isso nas urnas das próximas eleições. Caso aconteça, irei lamentar, mas será democrático. O que está em andamento no Brasil hoje, no entanto, é uma tentativa revanchista de antecipar 2018 e derrubar na marra, via Judiciário politizado, um governo eleito por 54 milhões de votos. Um golpe clássico.

O país vive um Estado policialesco movido por ódio político. Sergio Moro é um juiz que age como promotor. As investigações evidenciam atropelos aos direitos consagrados da privacidade e da presunção de inocência. São prisões midiáticas, condenações prévias, linchamentos públicos, interceptações telefônicas questionáveis e vazamentos de informações seletivas para uma imprensa
controlada por cinco famílias que nunca toleraram a ascensão de Lula.

Você que, como eu, gostaria que a corrupção fosse investigada e políticos corruptos fossem para a cadeia não pode se render a esse vale-tudo típico dos Estados totalitários. Isso é combater um erro com outro.

Em nome da moralidade, barbaridades foram cometidas por governos de direita e de esquerda. A luta contra a corrupção foi também o mote usado pelos que apoiaram o golpe em 1964.

Arrepio-me sempre que escuto alguém dizer que precisamos "limpar" o Brasil. A ideia estúpida de que, "limpando" o país de um partido político, a corrupção acabará remete-me a outras faxinas horrendas que aconteceram ao longo da história do mundo. Em comum, o fato de todos os higienizadores se considerarem acima da lei por fazerem parte de uma "nobre cruzada pela moralidade".

Você que, por ser contra a corrupção, quer um país governado por Michel Temer deve saber que o processo de impeachment foi aceito por conta das chamadas pedaladas fiscais, e não pelo escândalo da Petrobras. Um impeachment sem crime de responsabilidade provado contra a presidente é inconstitucional.

O nome de Dilma Rousseff não consta na lista, agora sigilosa, da Odebrecht, ao contrário dos de muitos que querem seu afastamento. Um pedido de impeachment aceito por um político como Eduardo Cunha, que o fez não por dever de consciência, mas por puro revide político, é teatro do absurdo.

O fato de o ministro do STF Gilmar Mendes promover em Lisboa um seminário com lideranças oposicionistas, como os senadores Aécio Neves e José Serra, é, no mínimo, estranho. A foto do juiz Moro com o tucano João Doria em evento empresarial é, no mínimo, inapropriada.
E se você também achar que há algo de tendencioso no reino das investigações, não significa que você necessariamente seja governista, muito menos apoiador de corruptos. Embora a TV não mostre, há muitos fazendo as mesmas perguntas que você. 

WAGNER MOURA, 39, é ator. Protagonizou os filmes "Tropa de Elite" (2007) e "Tropa de Elite 2" (2010). Foi indicado ao prêmio Globo de Ouro neste ano pela série "Narcos" (Netflix)

Fonte: Folha de São Paulo

75 COMENTE! :

ROBSON MOURA disse...

Simplesmente fantástico!

ROBSON MOURA disse...

Simplesmente fantástico!

Elenice monteiro disse...

Parabéns, já o admirava pelos trabalhos e pelas posições como pessoa pública. Imagino que não deve ser fácil se posicionar, muitos preferem ficar em cima do muro e garantir a "audiência", por isso a sua carta se torna mais significativa ainda. Mais uma vez Parabéns!!!!

Elieesio disse...

Sua percepção do momento político é compartilhada por gente simples com as quais tenho conversado, bem como por juristas e politicos de matizes diversa. Seu prestígio de artista e sua coragem de publicar esse artigo da voz a muitos anônimos instalados e constrangidos com essa inviesada postura de muitos agentes públicos aos se incumbe a imparcialidade.

Cleo Ferreira disse...

Fico feliz cada vez que leio algo lúcido e aliviada por ter cabeças pensantes.

Caju disse...

Só acho estranho que, se Moro está excedendo, por os bastiões do judiciário, a grande maioria indicados pelo PT (8 dos 11 ministros do STF 26 dos 31 ministros do STJ, procurador geral, STE...) não barrou Moro?

Beau Geste disse...

Eu Acuso! – O processo do Capitão Dreyfus 1898
Emile Zola
Paris, 13 de janeiro de 1898
Carta a M. Félix Faure Presidente da República Francesa
......................omissis.............................
Senhor presidente, concluo, que já é tempo:
Eu acuso o Ten. Coronel Paty de Clam, como agente do erro judicial e por
haver defendido sua obra nefasta por três anos com maquinações insanas e
culpadas. Eu acuso o general Mercier por haver-se tornado cúmplice, ao
menos por fraqueza, de uma das maiores iniqüidades do século. Eu acuso o
general Billot de haver tido em suas mãos as provas da inocência de Dreyfus, e
não as haver utilizado, fazendo-se, portanto, culpado pelo crime de lesahumanidade
e de lesa-justiça, com o fim político de salvar o Estado Maior
comprometido.
Eu acuso o general Boisdeffre e o general Gonse por tornarem-se cúmplices do
mesmo crime, um por fanatismo clerical e outro por espírito de corpo, que faz
dos escritórios do Ministério da Guerra uma arca santa e inatacável. Eu acuso
o general Pellieux e o comandante Ravary por haverem fabricado uma
informação infame, uma informação parcialmente monstruosa, na qual o
segundo lavrou o imperecível monumento de sua torpe audácia.
Eu acuso os três peritos calígrafos, os senhores Belhomme, Varinard e Couard
por seus pareceres enganadores e fraudulentos, a menos que um exame
médico os declare vítimas de uma cegueira dos olhos ou do juízo. Eu acuso o
Ministério da Guerra por haver feito na imprensa, particularmente no L' É Clair
e no L'Echo de Paris, uma campanha abominável, enganando a opinião pública
para cobrir a sua falta. Eu acuso o primeiro Conselho de Guerra por ter
condenado um acusado, com fundamento num documento secreto. E Eu acuso
o segundo Conselho de Guerra por haver coberto esta ilegalidade, cometendo
o crime jurídico de absolver conscientemente um culpado (Esterhazy).
Eu não ignoro que ao formular estas acusações atraio sobre mim os artigos 30
e 31 da Lei de Imprensa, que se referem aos delitos de difamação.
Voluntariamente ponho-me à disposição dos Tribunais. Um só sentimento me
move: o desejo de que se faça luz. Meu ardente protesto nada mais é que um
grito de minha alma. Que se atrevam a levar-me aos Tribunais e me julguem
publicamente. Assim espero.
Émile ZolaParis, 13 de janeiro de 1898

Beau Geste disse...

Eis o grande Zola em ação! Wagner Moura demonstra ser muito mais que um ator, embora não seja pouco digna a profissão. Mas demonstra ser um cidadão comprometido com a legalidade, sem buscar a via fácil do oportunismo caboclo. Me lembrou o Émile Zola.

Josimar de Jesus Lemos disse...

Simples... Nas palavras do procurador da PF, Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa da Operação Lava Jato:

"Um ponto positivo que os governos que estão sendo investigados, os governos do PT, têm a seu favor é que boa parte da independência atual do Ministério Público, da capacidade administrativa, técnica e operacional da Polícia Federal decorre de uma não intervenção do poder político"

"Isso é importante, é um fato que tem que ser reconhecido, porque os governos anteriores realmente mantinham controle das instituições. Nós esperamos que isso esteja superado."

Fonte: Folha de São Paulo.

Dani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Josimar de Jesus Lemos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Josimar de Jesus Lemos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani disse...

Por Renata Barreto:

"Caro Wagner Moura, senta que lá vem textão.

No seu filme de maior sucesso, o Tropa de Elite, me lembro de quando há uma passagem em que Capitão Nascimento entrega uma granada ao "05" que havia dormido durante uma explicação:

- Senhor Zero Cinco!
- Sim, senhor!
- Tenha a bondade... (e lhe entrega a granada destravada). Senhor zero-cinco, se o senhor deixar essa granada cair, o senhor vai explodir o turno inteiro! O senhor vai explodir seus colegas, o senhor vai explodir meus auxiliares, o senhor vai me explodir! O senhor vai dormir seu zero-cinco?
- Não, senhor!
- Estamos todos confiando no senhor!

Essa passagem me faz lembrar da situação atual do Brasil, só que dessa vez, quem está dormindo é você, a granada é o Brasil e o Capitão Nascimento às avessas é o governo do PT. A granada está na sua mão, junto com a de vários outros artistas e defensores da "democracia", ao dizer que manobra prevista em constituição é um golpe na tentativa revanchista de antecipar 2018.

Você ainda diz que tem feito inúmeras críticas públicas ao governo nos últimos 5 anos, ao mesmo tempo que diz que "se espanta com o ódio cego por um governo que tirou milhões de brasileiros da miséria e deu oportunidades nunca antes vistas para os pobres do país". Você mesmo entende que em nome dessas conquistas, o PT montou um plano de poder. E é aí que você age como o 05 que dormiu numa aula importante e perdeu o fio da meada: Era tudo uma grande mentira.

O que o PT fez não foi tirar milhões de brasileiros da miséria ou ter avanços sociais porque implementaram coisas novas, foram responsáveis, atraíram investimentos com sua credibilidade ou qualquer coisa do tipo. Não. Eles aproveitaram uma onda positiva da economia brasileira para expandir os benefícios sociais sem pensar que esse ciclo poderia acabar, o dinheiro iria sumir e as irresponsabilidades nas áreas fiscal e monetária chegariam mais tarde penalizando justamente àqueles que diziam defender. Essa conta que chegou não é uma surpresa, embora a maioria da esquerda ainda acredite que existe almoço grátis. A recessão que nos assola e que ameaça todas essas conquistas ganhas à duras penas é culpa deste governo que, inclusive, negou até onde pode que havia uma crise e, até hoje, não fez NADA para mudar esse destino. Estão mais preocupados mesmo em não perder o poder... [continua]"

Dani disse...

[continuando]
Você fala que não há crime de responsabilidade provado contra Dilma, mas há tantos motivos quanto há desculpas esfarrapadas como a sua para defendê-la, mesmo que pague de isento na questão da corrupção. Não só Dilma cometeu fraudes com as pedaladas fiscais, como abertamente tenta obstruir a justiça ao indicar Lula como ministro. Além do processo de Impeachment já instaurado, há outros sendo protocolados e ainda quatro processos em curso correndo no TSE. Dilma é tão suja quanto o partido do qual faz parte, mesmo que não tenha aparecido na tal lista da Odebrecht. Conivência, manipulação e ajuda à bandidos é mais do que motivo para tirá-la de seu cargo.

Você fala que eu, por ser contra a corrupção, quero tirar Dilma e ter um país governado por Temer, mas quem votou nele foi você junto com os outros 54 milhões brasileiros que esquecem que vice faz pate da chapa. De uma hora para outra, a velha aliança com o PMDB se tornou um problema. Infelizmente, temos que trabalhar com a realidade e, Temer, mesmo sendo de um partido que dança conforme a música e gruda como um parasita em quem estiver mais propenso a ser vitorioso, é melhor que a incompetente Dilma que você defende e o partido tem um plano econômico que poderia mesmo ser benéfico ao país. É a melhor solução? Claro que não. Mas é o que tem pra hoje.

Também não quero Eduardo Cunha na presidência da Câmara, nem Renan Calheiros no Senado, não quero Dirceu sendo aclamado como herói do povo brasileiro, Genoíno com pena perdoada por Indulto de Natal (coisa de Dilma, por sinal), político sem vergonha que desvia dinheiro de merenda de criança carente, deputado com dólar na cueca, estatais dilapidadas e tantos outros escândalos de corrupção que fazem o nosso país ser motivo de chacota internacional. Mas para isso é preciso começar de algum lugar.

Sinto saudades da época que o admirava como artista e como pessoa, com filmes que nos faziam pensar justamente como o problema do Brasil é todo o sistema e como lidamos com ele. Deixar como está apenas porque é mais fácil ou menos doloroso, é ser conivente não só com os absurdos cometidos em nome deste plano de poder, quanto dar aval a destruição da economia do país, acreditando que unicórnios existem e as contas não vão chegar.

Em vez de dizer que o problema é o espetáculo midiático em torno da operação Lava-Jato, mídia essa a qual você faz parte e ajuda a propagar direta ou indiretamente, mobilize-se para garantir que o pós-Impeachment seja mais justo, cobrando devidamente de todos os políticos aquilo que se comprometeram, continuando a exigir a investigação dos políticos corruptos que ainda estiverem soltos, seja de qual partido for.

Esse é meu compromisso e, missão dada é missão cumprida. O senhor é um fanfarrão.

CICLONE disse...

Parabéns pela lucidez, acidez e objetividade do texto. Coragem tal como nas interpretações. Grande abraço.

CICLONE disse...

Essa Dani está buscando, esforçadamente, um pouco de notoriedade com seu texto sectário. Como se segregar fosse seu objeto de desejo.

CICLONE disse...

A liberdade de expressão é um dos direitos individuais garantidos pelas nossas leis, não concordo em nada com o seu texto instigado de ódio político, mas é um direito seu dizê-lo.

CICLONE disse...

A liberdade de expressão é um dos direitos individuais garantidos pelas nossas leis, não concordo em nada com o seu texto instigado de ódio político, mas é um direito seu dizê-lo.

Unknown disse...

Wagner Moura que decepção meu caro. É triste saber que o Sr. se vendeu para o PT, afinal seu interesse é outro: defender os R$1.5 milhões que recebeu do governo para financiar uma peça teatral rsrs. É isso o PT paga caro para quem decide apoiar sua seu jogo sujo e corrupto. Acorda meu caro, estamos na maior facção criminosa já vista nesse país. E para arejar seu ideal político, que andas muito fraco, leia o texto abaixo:

"O pobre não entrava na faculdade. O que o PT fez? Investiu na Educação? Não, tornou a prova mais fácil.Mesmo assim, os negros continuaram a não conseguir entrar na faculdade. O que o PT fez? Melhorou a qualidade do ensino médio? Não, destinou 30% das vagas nas universidades públicas aos negros. Querendo dizer que eles não tem capacidade. O analfabetismo era grande. O que o PT fez? Incentivou a leitura? Não, passou a considerar como alfabetizado quem sabe escrever o próprio nome.A pobreza era grande. O que o PT fez? Investiu em empregos e incentivos à produção e ao empreendedorismo? Não. Baixou a linha da pobreza e passou a considerar classe média quem ganha R$300,00. O desemprego era pleno. O que o PT fez? Deu emprego? Não. Passou a considerar como empregado quem recebe o bolsa família ou não procura emprego.A saúde estava muito ruim. O que o PT fez? Investiu em hospitais e em infraestrutura de saúde, criou mais cursos na área de medicina? Não. Importou um monte de cubanos que sequer fizeram a prova para comprovar sua eficiência e que aparentemente nem médicos são. (Um já foi identificado como capitão do exército cubano)Alguém ainda duvida que esse governo é uma tremenda mentira?
(TEXTO DE JOÃO ALVES )"

E pra reforçar o texto acima - hoje temos mais de 10 milhões desempregados sem falar em cortes de mais de 6 bilhões na precária Saúde e Educação!! Ainda milhares de empresas fechando as portas indo a falência!! É meu caro acho que o Sr. é do tipo fácil de se enganar, do tipo que acredita em papai noel, do tipo que sempre acreditou que o PT um dia se preocupou com a nação. Hoje a verdade vem à tona, porém muitos cegos como VC ainda continuam a não enxergar os fatos, a farsa petista de beijar o diabo para se manter no poder. Um dia acordará dessa lavagem petista e descobrirá que foi enganado assim como muitos da sofrida nação.

Daniel

Suelen disse...

Eu era pobre antes do PT, e continuo pobre hoje com o PT, desce dai meu filho, e vem por o pé na terra... depois disso refaça seu testo..

Marli disse...

Perfeito Wagner Moura, falou brilhantemente o que muitos gostariam de falar, inclusive eu.
Que moral tem um Cunha da vida pra falar de corrupção??? Mais da metade dos integrantes da comissão do impeachment estão citados na lava jato...É o sujo falando do mal lavado...uma vergonha

Adenilson Azevedo disse...

Acrescento ainda que a semente do ódio ao PT, DILMA e LULA já foram plantadas no ideário popular pela classe dominante e hipócrita desse país. Ser contrário às opiniões dos acusadores, logo bradam: "PETISTA!!!". A semente do ódio já foi plantada, disseminada e está enraizada na consciência popular. Lamentavelmente, até os mais humildes e mais necessitados, em boa parte, também caíram na lábia da mídia e elite dissimuladas, excludentes da verdade e hipócritas. Vivemos, sim, num Estado de Exceção: apuraram-se as corrupções do PT, com exceção do PSDB; prendem-se os corruptos do PT, com exceção dos PSDB; Infernizam a vida do Presidente LULA e de sua família, com exceção do presidente FHC...Parabéns, Wagner! Você pelo menos deu sua opinião sem dedurar endereços de filhos de Ministro ou a ficha profissional deste.

Eu sou Verdadeiro disse...

Como é fácil ser governista com a Lei Rouanet.

Os R$10 milhões para seu filme sobre Marighella http://sif.ancine.gov.br/projetosaudiovisuais/ConsultaProjetosAudiovisuais.do;jsessionid=326CB80A91DCE4ECC977617E32FB7AC6?method=detalharProjeto&numSalic=130537

Mais R$1,5 milhão para um teatro.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/wagner-moura-o-aclamado-do-nariz-marrom-levou-um-r-15-milhao-do-ministerio-da-cultura/

Cíntia Melo disse...

Wagner Moura, eu tentei responder seu posicionamento (me senti no direito, se é que você me entende e compreende o significado de democracia) no seu blog. Não consegui. As ferramentas típicas para tal ação não funcionam na sua página. Aliás, funcionam. Li uns 20 comentários em seu favor por lá. Saí do seu terreno e vim pro meu, no face e wtp, de reles mortal, sem acesso a mídia ou algum tipo de verba bondosa ou afagos do Governo ( vide Lei Rouanet). Cá estou, pensando no quê te dizer e me veio o seguinte: não tenho resposta pra você. E explico, seu Governo, esse que você defende, é caso de Polícia, meu caro. E as respostas que cabem nesse caso são BO's, Mandados de Segurança, Prisão Preventiva, Conduções Coercitivas. Não sou dessa área, portanto, vou ficar te devendo. Mas me cabe um recado pra você. Seu Governo não tirou o povo da miséria, Wagner Moura, como você defende. Seu Governo golpeou, usou, estuprou as classes mais pobres, as menos favorecidas, as mais carentes, de um jeito simplesmente devastador. Você desconhece, Wagner Moura, ou se esqueceu de abordar no seu textinho bonitinho, que somos mais de nove milhões de desempregados no Brasil hoje. Mais de 60% do povo brasileiro, que ganha até um salário mínimo, 62% pra ser mais exata, desaprovam completamente esse Governo. O país, Wagner Moura, nossa dívida, nosso déficit, ultrapassa os 100 bilhões de reais. Muitos dos que integraram esse Governo que você apoia, estão na cadeia, como te disse são caso de Polícia. Por fim, é bom que você saiba, eu tinha uma admiração imensa por você, ou melhor, pelo seu trabalho. Hoje, definitivamente, sinto uma repulsa imensa em vê-lo defender o indefensável. Sinceramente, capitão nascimento (assim mesmo, em minúsculas), pede pra sair. De cena.

Cíntia Melo disse...

Hoje, acho, que foi possível postar. Que bom!

Cleo Santos disse...

Falar o que para uma pessoa como vc!!
Só merece uma salma de palmas!
������������������

Cintia Longhi disse...

Wagner Moura, admiro vc como pessoa e profissional! Sou sua fã desde o início dos seus trabalhos.

Tudo de bom muita saúde, paz, amor e sucesso!

Cintia Longhi de Porto Alegre - Produtora Cultural Especialista em captação de recursos

Glenner Eduardo Shibata disse...

Vamos lá, colocar alguns pingos nos "is".
Wagner Moura é: ator
Wagner Moura também é: cidadão.
Como o primeiro adjetivo, parabéns , gosto do seu trabalho , das suas atuações , dos seus personagens, embora o Cap. Nascimento tenha ficado incrustado mais do que deveria, creio eu… mas enfim , é um grande ator.
Como cidadão, tem todo direito de expressar sua opinião, como leigo em direito e política como grande parte das pessoas que aqui escrevem e nisso me incluo. (posso estar enganado, por desconhecer a biografia do autor, mas não creio que seja formado em direito).
Dessa forma e nessa qualidade, seus comentários são válidos e pujantes tanto quanto qualquer um dos nossos, o que faz a diferença é sua notoriedade, sua visibilidade; dessa forma, pessoas com menos cultura, menos politizadas e com ainda menos conhecimento do direito, vão abraçar suas palavras por pura ignorância, outras, uma minoria vão por simpatizar de suas opiniões.
Resumindo, vamos chamar de formadores de opinião, aqueles que possuem o conhecimento técnico necessário para tal e não qualquer pessoa que expressa sua opinião e a tem ecoada pelo fato de ser famoso(a).
Mesmo aqueles que possuem conhecimento técnico estarão divididos e aí que entra o discernimento de cada um e a simpatia de cada um. Temos ótimos juristas, respeitados de ambos os lados e sabemos que a justiça em nosso país apresenta muitas brechas, dessa forma , tomemos cuidado, pois passamos por um momento delicado e devemos nos apegar em acima de tudo na lei e em segundo em quem as conhece de fato.
Justiça seja feita, doa a quem doer, não sejamos nós instrumentos de justiceiros e arruaceiros, o país precisa de unidade e nesse ponto, quem pregou o discurso de "nós e eles" foi o PT e aliados, na boca de Marilena Chauí, de Jandira Feghali, Lula, Dilma e cia.Esse discurso não me representa e não acredito que possa representar o ator também.
Passemos por mais essa, de forma digna e sem violência, senão voltaremos ao tempo dos coronéis novamente.
Abraços a todos

Ivan Nascimento disse...

Valeu, cara! É muito importante seu posicionamento (porque é sóbrio, porque se percebe a indignação, e porque é brasileiro-alguém vivendo esse momento difícil pelo qual passa o Brasil).
Amanhã tudo poderá acontecer, mas você não será confundido porque se posicionou hoje...
E eu nunca mais o confundirei.

Terra Sem Lei disse...

Há lei rouanet

Terra Sem Lei disse...

Há lei rouanet

Ricardo Miguel disse...

Wagner Moura pode emitir sua opinião. E eu a minha: Você foi corrompido pelo governador da Bahia.

Moreira disse...

Senhor, Wagner Moura (ou quem seja que administre isso aqui), Somente hoje fui saber de seu posicionamento a favor desse atual governo através da última participação pública com o ex-presidente Lula. Estarrecido, fui pesquisar na Internet um possível endereço de email ou correlato para lhe mandar uma mensagem de decepção.
Acabei de deparando com esse blog que não tenho certeza que venha a ser oficialmente seu canal de contato e apreciação de seus fãs, porém vejo algumas pessoas que sentiram o mesmo sentimento do que eu e, assim, só me resta complementar: Sua capacidade artística provavelmente não será desmerecida por declarar apoio ao desgoverno, mas certamente ficará na mente de milhões de brasileiros as várias cenas que o senhor protagonizou, inclusive, a oportuna, onde mostrava depondo a favor da saída de políticos.
Bem. Pois bem. Ver esse texto postado como sendo de sua autoria colocando políticos acima do judiciário é a notória cristalização de um ser alienado. Ou como bem entende, Fanfarrão!

Moreira disse...

Senhor, Wagner Moura (ou quem seja que administre isso aqui), Somente hoje fui saber de seu posicionamento a favor desse atual governo através da última participação pública com o ex-presidente Lula. Estarrecido, fui pesquisar na Internet um possível endereço de email ou correlato para lhe mandar uma mensagem de decepção.
Acabei de deparando com esse blog que não tenho certeza que venha a ser oficialmente seu canal de contato e apreciação de seus fãs, porém vejo algumas pessoas que sentiram o mesmo sentimento do que eu e, assim, só me resta complementar: Sua capacidade artística provavelmente não será desmerecida por declarar apoio ao desgoverno, mas certamente ficará na mente de milhões de brasileiros as várias cenas que o senhor protagonizou, inclusive, a oportuna, onde mostrava depondo a favor da saída de políticos.
Bem. Pois bem. Ver esse texto postado como sendo de sua autoria colocando políticos acima do judiciário é a notória cristalização de um ser alienado. Ou como bem entende, Fanfarrão!

Nory Nhimi disse...

LIXO!!!!

Nory Nhimi disse...

LIXO!!!!

Joelson Alexandre Da Silva disse...

Simplimente decepcionado Wagner Moura!!! O povo brasileiro não está com ódio, está indignado, casado de tanta corrupção de tanta roubalheira do governo. É lamentável saber que um ídolo meu compactua com um sistema de governo como esse

Joelson Alexandre Da Silva disse...

Simplimente decepcionado Wagner Moura!!! O povo brasileiro não está com ódio, está indignado, casado de tanta corrupção de tanta roubalheira do governo. É lamentável saber que um ídolo meu compactua com um sistema de governo como esse

camilomgon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Darcio Oliveira disse...

Fantástica resposta Dani!!! Falou o que penso!! Parabéns!! Enquanto isso tem artistas que preferem ficar ao lado da esquerda caviar do que ao lado do povo que aplaude suas peças e seus filmes!! O verdadeiro povo brasileiro é o que veste verde e amarelo e não o vermelho. A miséria assola esse país e tem gente que acredita que estamos no país das maravilhas!

Andrea disse...

Trabalho em um hospital universitário no qual, de 2008 até hj,foram construídos um prédio de Unidade Oncológica,com um acelerador linear,e executadas outras 15 obras,entre elas cti 20 leitos,hemodinâmica,ressonância magnética,tomografia,Centro Cirúrgico com 5 salas, CME,lavanderia, casa de Caldeira,serviço de odontologia,entre outros,todos equipados.Além disso,havia apenas as univ. federais UFPA e UFRA.Hoje temos o IFPA, UFSSPA,UFOPA.Colegas foram beneficiados com o Ciência sem fronteiras,novos cursos de graduação e pós foram criados,os Campus do interior sofreram notável expansão,e o no Campus principal da UFPA foram construídos tantos prédios ,laboratórios e infraestrutura para novos cursos,que a UFPA está em processo de verticalização por não dispor de mais área para construções,apesar de contar com centenas de milhares de m2.Em 2003 todas as salas de aula foram contempladas com equipamentos de ar condicionado e melhoraram a iluminação e a segurança do campus.

Andrea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea disse...

Trabalho em um hospital universitário no qual, de 2008 até hj,foram construídos um prédio de Unidade Oncológica,com um acelerador linear,e executadas outras 15 obras,entre elas cti 20 leitos,hemodinâmica,ressonância magnética,tomografia,Centro Cirúrgico com 5 salas, CME,lavanderia, casa de Caldeira,serviço de odontologia,entre outros,todos equipados.Além disso,havia apenas as univ. federais UFPA e UFRA.Hoje temos o IFPA, UFSSPA,UFOPA.Colegas foram beneficiados com o Ciência sem fronteiras,novos cursos de graduação e pós foram criados,os Campus do interior sofreram notável expansão,e o no Campus principal da UFPA foram construídos tantos prédios ,laboratórios e infraestrutura para novos cursos,que a UFPA está em processo de verticalização por não dispor de mais área para construções,apesar de contar com centenas de milhares de m2.Em 2003 todas as salas de aula foram contempladas com equipamentos de ar condicionado e melhoraram a iluminação e a segurança do campus.
Sobre as vagas destinada às pessoas de etnia negra,entendo como uma tentativa de correção aos crimes cometidos contra eles (nos).Meus três irmãos,eu e meu pai estudamos em universidade pública sem termos a prerrogativa das cotas,já nao que éramos provenientes de escolas públicas e na época do meu pai elas ñ existiam.Mas apoio firmemente a existência delas porq o fato de eu ter sido a única estudante negra em uma sala de engenharia, meu pai e irmão os únicos negros em uma sala de direito e outro irmão o único negro em uma sala de psicologia, reflete um quadro de falta de oportunidades e condições para a maioria da população negra.E ñ limitação intelectual como supõe o autor do texto citado.Aliás,não é um exercício de empatia ou compaixão ignorar as dificuldades,dores e violencias às quais outras pessoas estao sujeitas e ainda assim atrever-se a minimizá-las.

alimente disse...

Os elogios, merecidos, outros já fizeram. Vou apenas apontar que faltou dizer, ao mencionar a fundadora da Rede, que ela, hoje, participa do golpe.

fernando david disse...

Quer dizer sr Wagner que tudo oque oque pt estA fazendo com a Petrobras é nprmal?
Que os milhares de brasileiros que foram a rua estao errados?
Que esse bando de marginais agressivos do pt nao gostao de violência?
Faz o favor de calar tua boca e falar bobagem,mentecpto,sou aqui do estado do Pará e saiba que aqui vc vai ser vaiado se aparecer por aqui,e vc é umbeneficiado sim so dinheiro sujo da lei de insentivo a vagabundo,se quizer mais informações sobre mim é só pedir que do,agora pra ptista aqui no para tem uma bala na cara.

fernando david disse...

Quer dizer sr Wagner que tudo oque oque pt estA fazendo com a Petrobras é nprmal?
Que os milhares de brasileiros que foram a rua estao errados?
Que esse bando de marginais agressivos do pt nao gostao de violência?
Faz o favor de calar tua boca e falar bobagem,mentecpto,sou aqui do estado do Pará e saiba que aqui vc vai ser vaiado se aparecer por aqui,e vc é umbeneficiado sim so dinheiro sujo da lei de insentivo a vagabundo,se quizer mais informações sobre mim é só pedir que do,agora pra ptista aqui no para tem uma bala na cara.

Marilia Moura disse...

Parabéns, Dani! Poucos conseguem enxergar a situação. A "onda positiva da economia brasileira" serviria a qualquer um que estivesse sentado lá. Os excessos é que levaram ao buraco. Não sei onde trabalham estas pessoas, mas no meu entorno, os maiores apoiadores são os funcionários públicos, estes que independente de crise econômica recebem salário, fazendo ou não um bom trabalho. Por aqui tem até médico cubano do Mais Medicos sem receber salário há meses.

Edson Pereira disse...

Sr.Wagner
Apesar da grande admiração que tenho por vossa pessoa e sua opinião não mudará este sentimento de admiração que prevalece.
Mas é lamentável uma pessoa com sua formação intelectual e social não enxergar a realidade contrária ao que você expôs e defende referente a presidente e seu partido.O que se da a entender que você ficou fora do país por muito tempo e esta fora de nossa realidade.Fique atento meu amigo e não vire as costas para o Brasil, esta em tempo de rever seus conceitos.Abraços

Edson Pereira disse...

Sr.Wagner
Apesar da grande admiração que tenho por vossa pessoa e sua opinião não mudará este sentimento de admiração que prevalece.
Mas é lamentável uma pessoa com sua formação intelectual e social não enxergar a realidade contrária ao que você expôs e defende referente a presidente e seu partido.O que se da a entender que você ficou fora do país por muito tempo e esta fora de nossa realidade.Fique atento meu amigo e não vire as costas para o Brasil, esta em tempo de rever seus conceitos.Abraços

Plano Perfeito de Casamento disse...

Parabéns! Excelente texto. Gente inteligente é outro nível. Obrigada por dizer o que precisa ser dito.

Unknown disse...

Acho vergonhoso um ator de respeito,se manifestando a favor dessa vergonha que estar acontecendo no Brasil,quanto corrupção!

Unknown disse...

Caro Wagner Moura,você é admirável como artista e não vai deixar de ser talentoso por ter opinião contrária à minha.Mas,como cidadão,o senhor me decepcionou, foi incoerente.Até acho discutível o cabimento do processo de impedimento da presidente,apesar de ser a favor.Mas acho que a melhor saída é a cassação da chapa Dilma/Temer pelo TSE e ter novas eleições.Agora,o senhor defender esse pessoal do PT é uma fanfarronice,vide os inúmeros casos de corrupção,como, por exemplo,Mensalão e Lavajato.Como democrata, tenho de respeitar sua opinião, porém não concordo.Decepcionei- me com você, o senhor,simplesmente,fechou os olhos para a realidade do Brasil. Lamentável.

Consciencia disse...

Ele não é a favor, como ele mesmo disse no texto acima, ele simplesmente é contra o golpe, ou você acha q michel temer e Eduardo Cunha são uma escolha melhor?. Ao invés de vir aqui criticar você deveria ir atrás de se informar mais a respeito desses dois corruptos que querem governar nosso país, pois a única coisa vergonhosa que vi aqui é esse seu comentário.
Parabéns wagner, além de talentoso é consciente.

Consciencia disse...

Desculpe não li seu texto completo, pois vi também que estava tomando um rumo q não me interessava.
Não sei de que classe social você é,
mas se como baixa renda posso dizer q o PT mudou sim e melhorou minha vida, infelizmente a coisa desandou, a corrupção tomou conta, não sou a favor do impeachment por dois motivos: 1- Dilma foi eleita através da democracia, se quiserem tirá-la façam novas eleições e deixe-nos escolher novamente e não deixar essa decisão na mão de um bando de burguês corrupto.
2- michel temer e Eduardo Cunha são uma péssima escolha, será que todos esqueceram quem são esses dois?

Então gostaria de perguntar a você, se realmente acha que o Brasil vai melhorar nas mãos de caras que deveriam era estar presos?
Seja consciente, a questão não é estar contra ou a favor do PT, e sim contra a corrupção
NÃO AO GOLPA

Consciencia disse...

Concordo totalmente com vc. Parabéns por ser uma pessoa consciente

Consciencia disse...

Andrea parabéns, eu ia me dar ao trabalho de responder o texto da acima, mas quando li seu comentário, vi que vc já disse tudo que eu queria dizer. Tem gente não sabe realmente a realidade das coisas e se acham no direito de opinar.

Consciencia disse...

Repulsa quem sentiu fui eu com esse seu comentário. Tanta palavra bonita e não vê que quem ta comandando o processo de impeachment é Eduardo Cunha, e não sei se você sabe que se a Dilma sair quem vai comandar esse país é Michel temer, sim meu caro, é melhor você rever seus conceitos, no texto do wagner é perceptível que ele não é a favor do PT e sim contra a corrupção e a favor da democracia, aliás a Dilma foi eleita por nós, diferente desses dois corruptos que querem entrar no poder na marra.

Consciencia disse...

Alienado está sendo você, se acha que com a saída de Dilma do poder e a entrada de Temer e Cunha o Brasil vai melhorar, procure se informar mais sobre os fatos.
O Wagner é contra o golpe e Favor da Democracia, pelo o que eu entendi pelo menos, e acho que ele está corretíssimo

Consciencia disse...

Joelson não sei se você está bem informado, pois pelo que vi tem ódio envolvido sim, não sei se você viu as hashtags que criaram, fora mensagens de ódio e outras coisas. O wagner só é contra o golpe, aliás nossa presidente foi eleita através da democracia, e querem empurrar Temer e Cunha na marra, e você acha que com esses dois corruptos no poder o Brasil vai melhorar?

Consciencia disse...

Então quer dizer que fica a favor do povo e vestir verde e amarelo é ficar do lado de Cunha e Temer? Por que se Dilma sair, eles que vão governar esse país, e você acha que nosso país vai ficar melhor nas mãos desses dois corruptos?
E esse é o verde e amarelo, eu prefiro vestir vermelho.
NÃO AO GOLPE

Consciencia disse...

Também achei simplesmente fantástico. Respondi muitos comentários, e pude ver como as pessoas não têm consciência, ficam recriminado o wagner por expor a opinião, ficam dizendo que ele é a favor de um partido corrupto. Na verdade não percebem que esse impeachment é um golpe, Eduardo Cunha que ta comandando esse processo, por acaso esqueceram quem é esse homem? E por sinal esqueceram também que se a Dilma sair quem vai comandar é o Temer em conjunto com o próprio Cunha. Povo do meu Brasil, isso é um golpe, a Dilma foi eleita através da democracia, e vamos deixar empurrarem esses dois corruptos na marra para comandar nosso país? Tenham consciência, abram os olhos, não deixem que temer e Cunha acabem com o resto de Brasil que temos. NÃO A CORRUPÇÃO NÃO AO GOLPE

Consciencia disse...

Querendo ou não o bolsa família ajuda sim, e quem disser que não, está errado. Conheço uma mãe de 6 filhos que não pode trabalhar, e vivia apenas com o salário do marido, praticamente passavam fome, ele começou a receber bolsa família, mudou sua vida, pois foi uma grande ajuda. Citei aqui o bolsa família, mas também poderia citar o fies que vários amigos meus usufruem, o prouni, o PT trouxe sim ganhos para o nosso País.
Não concordo com a atual realidade do país, mas colocar MICHEL TEMER E EDUARDO CUNHA na presidência é muita alienação. Eles devem está é rindo da cara, pensando: " a gente roubou roubou, estamos envolvidos em todas as falcatruas, e esse povo ainda está a nosso favor kkkkkkk" me poupem, cadê a consciência de vocês?

Consciencia disse...

Joelson se você está cansado de tanta roubalheira, como pode querer que TEMER E CUNHA, dois corruptos de marca maior, comandem nosso país? Seja a favor da democracia, e foi através dela que a Dilma foi eleita e não através de eleição indireta feita por um bando de deputados ladroes

Consciencia disse...

Fernando que está sendo agressivo é vc, dizendo que vai ter bala.
O que a fizeram com a petrobras realmente não é normal. Mas você acha normal também um bando de corruptos decidirem que vai governar o nosso país, através de eleições indiretas? Vc sabe por acaso quem é Temer e Cunha? Procure se informar, pois se acha que o Brasil vai melhorar com esses dois, vc está muito equivocado

Eu sou o que eu sou disse...

Só hoje parei para ler seu texto, porque um amigo me disse que não assistiria mais nada com VC, pois vc seria um babaca, fiquei impressionada com esse comentário. Mas li seu texto e concordei com tudo que disse e não vejo nada de incoerente. Uma pena as pessoas rotularem alguém de babaca em razão da opinião política, tenho várias pessoas no meu círculo de amizade que sei que pensam exatamente ao contrário de mim em relação à política, mas continuo gostando dessas pessoas e essas de mim, isso é respeito, é o mais importante entre seres humanos.

Eu sou o que eu sou disse...

Só hoje parei para ler seu texto, porque um amigo me disse que não assistiria mais nada com VC, pois vc seria um babaca, fiquei impressionada com esse comentário. Mas li seu texto e concordei com tudo que disse e não vejo nada de incoerente. Uma pena as pessoas rotularem alguém de babaca em razão da opinião política, tenho várias pessoas no meu círculo de amizade que sei que pensam exatamente ao contrário de mim em relação à política, mas continuo gostando dessas pessoas e essas de mim, isso é respeito, é o mais importante entre seres humanos.

Eu sou o que eu sou disse...

No texto não consta q ele é favor do governo, mas contra incoerências políticas.

Eu sou o que eu sou disse...

Entendi o mesmo q vc, mas infelizmente atualmente ser contra o impeachment é ser petralha, lamentável.

Eu sou o que eu sou disse...

O ódio instaurado faz com que as pessoas leiam: contra o impeachment=a favor da corrupção. Lamentável essa interpretação.

Eu sou o que eu sou disse...

O ódio instaurado faz com que as pessoas leiam: contra o impeachment=a favor da corrupção. Lamentável essa interpretação.

Consciencia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marilia Moura disse...

Volta aí a fita para o fatídico dia da condução coercitiva e imagine. Seria ainda:
Dilma pedalando e esgotando nossas reservas. Eduardo Cunha na presidência da câmara, ainda de namoro com Dilma, a esta altura já teria cortado as asas da Lava-jato, como já pretendiam fazer.
Pixuleco ainda usufruindo do sítio e do triplex. E nada seria como antes...

Agradeçamos meu povo.

Agora segue Dilma investigada pelo Supremo, Eduardo Cunha caiu,
Lula, Aecio, e tantos outros sob investigação.

Eu quero é mais!
E quem não quer, é porque está mamando e não quer largar o osso.

Unknown disse...

O Brasil está perdido mesmo. Falam que impeachment é golpe. Golpe são as pedalas fiscais que afetaram todos nós brasileiros. Governo PTista que só levou o Brasil ao fundo do poço.

Eric Tercitano disse...

Gostaria mt de saber pq vc fez aquele filme denegrindo os guarda vidas que salvam vidas em condições precárias. Vc é um covarde que usa a mídia pra apoiar esse poder de Sérgio Cabral e seu bando que faliram o estado. Herói do mar, vc nunca será! Ridículo, tá vendido. Vc vai apoiar quem te pagar mais, assim como foi no filme.