sexta-feira, 6 de novembro de 2015

'Terceiro Sinal' estreia dia 06 de novembro

Série documental em quatro episódios mergulha na mente criativa dos maiores diretores de teatro do Brasil. 

Não perca! É no terceiro sinal sonoro que se abrem as cortinas e tem início o espetáculo. Na série documental inédita que estreia dia 06 de novembro, seremos convidados a mergulhar no universo particular de quatro diretores teatrais: Aderbal Freire-Filho, José Celso Martinez Corrêa, Domingos Oliveira e Amir Haddad. Dirigido pela fotógrafa e documentarista Sandra Delgado, 'Terceiro Sinal' acompanha ao longo de quatro episódios os processos criativos desses grandes nomes das arte cênicas no país, permeando o período de ensaios até a estreia de seus espetáculos. Com uma câmera leve na mão e um som direto na lapela dos entrevistados, a diretora busca revelar as singularidades na montagem, no estilo e nos métodos de cada diretor, através de uma linguagem íntima e despojada. O resultado dos 10 meses de gravações, feitas entre 2008 e 2010, são mais de 400 horas de material bruto, que lançam um olhar valioso sobre peças como "Hamlet", estrelada por Wagner Moura e "Do fundo do lago escuro", de Domingos Oliveira.

A arte do diretor teatral Aderbal Freire-Filho é tema do primeiro episódio da série 'Terceiro Sinal'. Nascido em Fortaleza, em 1941, ele é um diretor de teatro premiado, com mais de 80 espetáculos encenados. Em 2008, dirigiu a peça Hamlet, de Shakespeare, com Wagner Moura como protagonista.

Dentre duas se suas definições sobre o que é ser diretor, estão: "um artista sem rosto, acho que parte da minha profissão é de difícil identificação" e "um animal que nasceu do autor".  


Fonte: GNT