sábado, 25 de outubro de 2014

Estação Central do MetrôRio abrigará exposição sobre Hamlet


A exposição "Hamlet - A Tragédia do Príncipe da Dinamarca", de William Shakespeare, traduzida e adaptada por Aderbal Freire Filho, será inaugura no dia 28/10, às 18h30 na estação Central do MetrôRio, e contará com fragmentos do texto da obra ilustrada com 12 fotografias da peça Hamlet, protagonizada por Wagner Moura. As fotos de autoria de Guito Moreto retratam as cenas mais impactantes da peça dirigida por Aderbal com a participação de Fabio Lago, Tonico Pereira, Caio Junqueira, Georgiana Góes, entre outros e estarão expostas em painéis fotográficos, em várias dimensões.



Na inauguração da mostra haverá performance da atriz Krika Silva, que vai percorrer a estação fazendo um monólogo com falas de Ofélia personagem da peça de Sheakspeare. Nos dias 30 e 31 de outubro, acontecerão oficinas de arte e literatura voltadas para o público infanto-juvenil com temas ligados à obra de Shakespeare, onde o participante vai escolher um personagem, montar um fantoche e interpretar uma cena da peça.

Além de Hamlet, outras obras de Shakespeare como Romeu e Julieta, Macbeth, O Mercador de Veneza, Rei Lear, A Megera Domada, entre outros, estarão expostas na vitrine e disponíveis para empréstimo na Biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do Metrô. As frases mais contundentes de Sheakspeare, como "Ser ou não ser... eis a questão" (Hamlet); "O poder é a escola do crime" (Macbeth); "Assim que nós nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos" (Rei Lear); e a sua cronologia serão veiculadas nos painéis multimídia instalado na estação Central do Metrô.

Cristina Oldemburg, diretora do Instituto Oldemburg, ressalta a importância de levar ao público da estação Central do metrô, na Central do Brasil por onde passam diariamente mais de 100 mil pessoas, uma das obras mais importantes da literatura mundial. Hamlet é a peça mais encenada mundialmente desde a sua criação.

"Esse protagonismo do teatro na tragédia do príncipe Hamlet exige, cobra, roga que o teatro dê em troca tudo o que tem para contar a história do dito príncipe. Uma peça sobre o teatro e o teatro lá, cheio das suas infinitas possibilidades, os alçapões, as mágicas, os mil e um cenários, os dias, as noites, as aparições e desaparições súbitas, a mudança de lugar dentro de uma mesma cena, e muito mais, tudo isso na palma da minha mão. Na palma da sua mente, meu caro elizabetano II. Basta você jogar junto, construir quando construímos, desconstruir quando desconstruímos, imaginar o que está sugerido - e enquanto os atores jogam o tempo inteiro o jogo mágico do teatro, você viaja para a bróduei fascinante da sua própria imaginação." (prefácio de Aderbal Freire Filho no livro Hamlet - A Tragédia do Príncipe da Dinamarca de W. Shakespeare).

A Biblioteca Estação Leitura é patrocinada pelo MetrôRio, uma empresa do grupo Invepar. A Concessionária possui um setor de Responsabilidade Social, que apoia iniciativas como treinamentos, cursos, programas ambientais, sociais, artísticos, culturais e educacionais. O objetivo é reforçar os vínculos com seus colaboradores, com as comunidades localizadas em áreas próximas às estações e, principalmente, com a sociedade.

Fonte: SRZD