segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Wagner Moura fala sobre personagem "cinco em um" de 'VIPs'


Para o cinema nacional, reunir nomes como Fernando Meirelles e Wagner Moura em um mesmo projeto é o mesmo que carimbar um selo de controle de qualidade no filme. Com todo esse prestígio, não foi de se estranhar que a première de VIPs, novo filme protagonizado por Moura e produzido pela O2 Filmes de Meirelles, mais uma vez lotou o cinema Odeon no centro do Rio de Janeiro.

Iluminado e ilhado por flashes fotográficos por todos os lados, Moura explicou um pouco sobre o processo de criação do seu novo papel, baseado na história real de um homem, chamado Marcelo da Rocha, golpista que se fazia passar por várias outras pessoas e cuja identidade real foi revelada quando ele fingiu ser Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol. Contrariando o que se espera de uma "história baseada em fatos reais", Moura dá uma nova versão à história e cria um personagem de motivações completamente distintas daquela do Marcelo original.

"Quanto mais a gente se aproximava do personagem real, menos eu gostava dele. De forma que foi realmente transformar uma história verídica em uma ficção. Acho que esse personagem do filme não tem nada a ver com o cara que inspirou a ideia do roteiro. No filme, ele realmente passa a acreditar naquelas identidades", explicou o protagonista de VIPs, cuja estreia está prevista para 24 de março de 2011.

Moura, talvez acreditando ele mesmo na identidade multipolar do personagem - são cinco personas distintas na história - sustentou também que, assim como o personagem do filme, ele aprendeu a voar.

"Sério, tem uma hora lá que pilotei o avião eu mesmo", disse.

Quanto à já aguardada estreia de Tropa de Elite 2 (8 de outubro nos cinemas), em que seu popular Capitão "Pede Pra Sair" Nascimento passa a responder pelo título de Coronel Nascimento, Moura acredita que o novo título se trata mesmo "de um filme possivelmente superior ao primeiro".

Galeria


Wagner Moura




Wagner Moura durante a apresentação de 'VIPs', no Cine Odeon




Wagner Moura e Giulia Gam


Mariana Ximenes e Giulia Gam prestigiam Wagner Moura no Festival do Rio

Alinhar ao centro
Giulia Gam, Gisele Fróes e Wagner Moura se encontram na pré-estreia do filme 'VIPs' no Rio


Guilhermina Guinle e Wagner Moura

Alinhar ao centro
Wagner Moura e o diretor Toniko Melo


Wagner Moura bate um papo com Roger Gobeth e um amigo durante pre-estreia do longa Vips


Alinhar ao centroWagner Moura posa para fotos ao lado da equipe de produção do longa. A direita da imagem, o cineasta Fernando Meirelles
Fonte: Terra
Fotos: Terra, Último Segundo, Contigo! e Ofuxico