quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Filme Romance tem exibição gratuitas


De quarta a sexta-feira (02, 03 e 04 de dezembro), o Cine Tela Brasil chega novamente a Arujá e oferece quatro sessões diárias para crianças, jovens e adultos com sucessos do cinema nacional.

A visita da sala de cinema itinerante à cidade faz parte do plano de percorrer em 2009, 71, onde são realizados projetos da Fundação Telefonica, entre eles estão cidades atendidas pela Via Dutra, onde a CCR NovaDutra mantém o Programa Estrada para a Cidadania.

A iniciativa é resultado da parceria com a Prefeitura Municipal e escolas da rede pública para garantir os altos índices de ocupação das salas, além de patrocínio da CCR NovaDutra e da Fundação Telefonica.

Serão exibidos os longas Garoto Cósmico (classificação livre), Romance (12 anos), Pequenas Histórias (livre) e Era Uma Vez (14 anos). A sala de cinema itinerante Cine Tela Brasil estará montada na rua Prudente de Moraes, esquina com a rua Antonio da Natividade Coutinho, Centro (em frente à Praça do Coreto).

Um dos projetos de maior sucesso no cinema nacional, o Cine Tela Brasil, contabiliza desde 2004 números grandiosos. Foram percorridas quase 300 cidades e realizadas mais de 3 mil sessões. A taxa de ocupação da sala é de 88%. A maior do Brasil, superando no total 600 mil espectadores. Sessenta e oito filmes nacionais foram exibidos gratuitamente.

Cine Tela Brasil - O Cine Tela Brasil consiste em uma grande tenda de 13m x 15m, onde são instaladas 225 cadeiras, equipamento profissional de projeção 35mm (cinemascope), tela de 7m x 3m, som stereo surround e ar condicionado de última geração. Toda a estrutura é montada e desmontada a cada visita, sendo transportada por um caminhão próprio, que durante as sessões transforma-se em sala de projeção.

Originário do Cine Mambembe, de Laís Bodanzky e Luís Bolognesi, que no final da década de 90 promovia exibições em escolas, centros comunitários e praças públicas para populações pobres, o projeto Cine Tela Brasil realiza seu quarto ciclo em 2009.

"Este ano vamos realizar 852 sessões e receber 191.700 espectadores. Para isso, realizaremos quatro sessões diárias", comprometem-se Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky, idealizadores do projeto.

Para auxiliar os professores no trabalho em sala de aula, o Cine Tela Brasil desenvolveu um material específico e inédito com orientações metodológicas para utilização do cinema como recurso didático. O material será distribuído gratuitamente para a Secretaria da Educação e escolas da rede pública do município. Todo esse conteúdo, que inclui também sugestões de atividades baseadas no conteúdo dos filmes nacionais, estará disponível no portal Tela Brasil (www.telabr.com.br). Na seção "em sala de aula", arquivos em pdf podem ser baixados gratuitamente com temas para o bate-papo com os alunos do ensino fundamental e médio.

Lançado no final de 2008, o portal convida o internauta a participar de Oficinas Virtuais, nas quais percorre todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema. Oficinas de roteiro, produção, direção, fotografia, trilha sonora, montagem, pós-produção e até de exibição fazem parte do conteúdo disponível gratuitamente ao visitante do portal. A cada oficina, recomendação de bibliografia, de filmografia e ainda exercícios virtuais completam o aprendizado.

Cine Tela Brasil em Arujá: Rua Prudente de Moraes, esquina com a Rua Antonio da Natividade Coutinho, Centro (Em frente à Praça do Coreto). Dias: Quarta, quinta e sexta-feira (02, 03 e 04/12).

Sessões:

8h00: Romance (12 anos) - Sinopse: Filme de Guel Arraes onde o diretor e ator de teatro, Pedro (Wagner Moura) se apaixona por Ana (Letícia Sabatella), atriz com quem contracena na peça "Tristão e Isolda". Nos bastidores da peça o casal esbarra nos obstáculos do amor contemporâneo: paixão, ciúme, rotina ... É possível um amor recíproco feliz?

10h00: Era uma vez (14 anos) - Sinopse: O filme conta a história de amor entre dois jovens que vivem realidades bem distintas. Morador da favela do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul, D vende cachorro-quente num quiosque na praia. Dali, de trás do balco, que observa Nina, filha nica de uma famlía rica que mora na Vieira Souto, avenida em frente à Praia de Ipanema. Os dois se conhecem na praia e acabam se apaixonando e experimentam as alegrias, emoções e dificuldades de viver um amor tão grande quanto improvável.

13h30: Garoto Cósmico (Livre) - Sinopse: Cósmico (Aleph Naldi), Luna (Bianca Rayen) e Maninho (Mateus Duarte) vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. Uma noite eles se perdem no espaço, enquanto buscam obter mais pontos para ganhar um bônus na escola. Eles então descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo, onde vivem novas experiências.

15h00: Pequenas Histórias (Livre) - Sinopse: Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta e tece histórias. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro de Papai Noel com um menino de rua e as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros. Histórias brasileiras, com muito humor e magia para a diversão de toda a família.

Site: www.cinetelabrasil.com.br. Ingressos: grátis.

Texto editado por: Carol Monteiro
Fonte: Jornal da Cidade