quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tem início a Semana da Consciência Negra no Sesc



Próximo dia 20 é dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi do Palmares, em 1695 e, pensando nisso o Cine SESC promove a Mostra “O Negro é Lindo no Cinema”, trazendo ao público comerciário e demais interessados 10 sessões com longas e curtas sobre a temática.

Nesta segunda feira (16) serão feitas duas sessões, uma ao meio dia e outra às 19h, com um documentário e um longa. O documentário é “A Negação do Brasil”, com direção e roteiro de Joel Zito Araújo. No doc, o diretor mostra uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

Já às 19h, o filme exibido será “Cidade Baixa”, premiadissimo longa nacional, de Sérgio Machado e com Lázaro Ramos, Alice Braga e Wagner Moura no elenco. No filme, Deco e Naldinho se conhecem desde garotos. Ganham a vida fazendo fretes e aplicando pequenos golpes a bordo de um barco que têm em parceria. Quando os dois amigos oferecem carona para Karinna, uma stripper que quer ganhar dinheiro e arranjar um gringo no carnaval de Salvador, a aventura começa. Eles descarregam mercadorias em Cachoeira e à noite vão parar numa rinha de galos. Naldinho aposta o dinheiro ganho no frete, mete-se numa confusão e acaba levando uma facada. Deco parte em defesa do amigo, atingindo o seu agressor. Eles são obrigados a seguir viagem, fugindo para Salvador. Enquanto Naldinho se recupera e Deco corre atrás de dinheiro para ajudar o amigo, Karinna passa a trabalhar na boate Xanadu. Na cidade grande, os três personagens à deriva acabam unindo-se novamente. Aos poucos, os dois amigos vão sendo tragados por uma espiral de ciúmes e pequenos rancores. A relação entre os três vai se desintegrando, transformando-se em uma situação sem saída.

O Cine SESC tem sempre programação de segunda a sexta, contemplando longas, curtas, filmes nacionais, classicos do cinema, animação, documentários e a produção cinematografica local. Os filmes selecionados podem ser conferida pelo telefone (83)3208-3158, e as exibições são sempre no Mini Auditório do SESC Centro João Pessoa, que fica no segundo andar da R. Desembargador Souto Maior, 281 – Centro.

Fonte: Paraiba.com.br