sábado, 18 de julho de 2009

Wagner Moura encena Hamlet em Curitiba



Interpretada por Wagner Moura e dirigida por Aderbal Freire-Filho, Hamlet será encenada no Teatro Positivo.

Um dos maiores personagens do teatro será encenado neste final de semana no Teatro Positivo, em Curitiba. O ator Wagner Moura, sob a direção de Aderbal Freire-Filho, traz à cidade uma nova montagem de Hamlet, escrito por William Shakespeare no início do século XVII. A peça já foi vista por cerca de 65 mil pessoas em diversas cidades brasileiras.

“Hamlet é o que há de melhor em Shakespeare. Ali estão a compreensão extraordinária da natureza humana, a riqueza dos personagens, o domínio da narrativa, a poesia e o humor. Isso não tem idade. Hamlet é o teatro da vida, o melhor do bardo. Para mim e para outros de opinião muito mais elevada, a melhor peça já escrita. Será encenada sempre”, diz Wagner, que faz o papel de Hamlet.

Considerada uma das melhores histórias da literatura mundial, Hamlet é um príncipe dinamarquês que é tomado pelo sentimento de vingança quando seu pai morre e seu tio Cláudio (interpretado por Tonico Pereira) é coroado rei.

O texto já teve diversas montagens. Porém, Aderbal Freire-Filho declarou, recentemente, que desejava encená-lo “como se fosse a primeira vez”, dando cara própria ao espetáculo.

Nele, que tem cenário econômico e figurinos despojados, os atores ficam o tempo todo em cena, assistindo ao desenrolar da história junto com a plateia. Além disso, a montagem conta com uma nova tradução, assinada pelo próprio diretor.

“A ideia sempre foi colocar o elenco como se fosse uma companhia de teatro contando aquela história. O jogo do espetáculo é exatamente esse, há essa metalinguagem. São atores encenando uma história e que em determinado momento vivem atores contando uma história”, explica o ator.

“Hamlet foi um grande sucesso em 1600. Não havia porque não sê-lo hoje também. Aderbal foi um mestre em passar o jogo de palavras do inglês shakespeariano para a nossa língua, sem tanto prejuízo.”

Esse espetáculo já foi bastante premiado. No Prêmio Qualidade Brasil, Hamlet venceu as categorias de Melhor Espetáculo - Júri Popular, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Direção.

No 2.º Prêmio Contigo de Teatro, entregue no último mês de novembro, a montagem venceu como Melhor Espetáculo - Júri Popular, Melhor Ator - Júri Oficial (também Wagner Moura) e Melhor Figurino -Juri Oficial. No 4.º Prêmio Bravo! Prime de Cultura e no Prêmio Revista Quem, ambos de 2008, Wagner venceu nas categorias Artista do Ano e Melhor Ator.

Fonte: Paraná Online