terça-feira, 5 de maio de 2009

Os bastidores do processo criativo de “Hamlet” no Espaço Cinema Nosso




Uma das mais ousadas montagens de Hamlet nos palcos brasileiros, atualmente em cartaz no teatro Oi Casa Grande, teve seu processo de criação filmado pelas câmeras da fotógrafa Sandra Delgado. O resultado, intitulado “Além Hamlet”, será exibido no dia 05 de maio (terça-feira), às 18h, no Espaço Cinema Nosso. Depois da exibição, haverá um bate-papo com a diretora e com o ator Marcelo Flores, que participa do espetáculo. A entrada é gratuita. Resultado de quatro meses de filmagem, o documentário mostra os bastidores da peça de William Shakespeare, dirigida por Aderbal Freire-Filho, com Wagner Moura como protagonista. Segundo Sandra Delgado, a grande inspiração para seu projeto foi o documentário “Ricardo III: Um Ensaio”, dirigido pelo ator Al Pacino. A fotógrafa, então, sugeriu a Aderbal Freire-Filho a ideia de fazer uma espécie de making of de “Hamlet”. Foi assim que o diretor e o elenco (Wagner Moura – seu marido –, Tonico Pereira, Caio Junqueira e Georgiana Góes, entre outros) deixaram-se acompanhar durante todas as etapas do processo criativo, desde as primeiras leituras do texto até os últimos ensaios da montagem, passando pela preparação dos atores e pelo trabalho da equipe técnica. No Espaço Cinema Nosso, o filme apresentado – um média-metragem – será o mesmo exibido no canal Multishow, em julho do ano passado. A diretora, no entanto, prepara um longa, que incluirá mais imagens, como as das temporadas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Depois da exibição, haverá um debate com Sandra Delgado e o ator Marcelo Flores, que atua nessa montagem de “Hamlet”. Ambos falarão sobre a experiência de filmar e ser filmado pela primeira vez durante o processo de criação de uma montagem teatral e responderão às perguntas da plateia. Venha conhecer um pouco mais do teatro pelas lentes do cinema!

Sobre a diretora

Sandra Delgado foi assistente do fotógrafo Mario Cravo Neto, de 1998 a 2001. Trabalhou como fotógrafa e editora de fotografia do Portal Viva Favela, projeto de jornalismo comunitário da ONG Viva Rio de 2002 a 2006. Fez a curadoria e participou das exposições: “Moro na Favela”, “Por Dentro da Favela” e “Rio de Olhos Abertos”, mostras do Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (FotoRio) em 2003 e 2005. Recebeu o prêmio coletivo de Distribuição de Fotografia Documental do Open Society Institute, da Fundação George Soros, em 2005, e participou da curadoria das imagens do livro Notícias da Favela, de Cristiane Ramalho, em 2007, e da publicação do livro de fotografias Viva Favela (ed. Olhares, 2008). Atualmente desenvolve o projeto documentário sobre a trajetória de vida e obra da fotógrafa Claudia Andujar e um ensaio fotográfico sobre a Vila Mimosa, famosa zona de prostituição carioca.

Sobre Marcelo Flores

Integrante e fundador da Cia de Teatro Os Argonautas, com quem atuou e realizou uma série de espetáculos. Ator profissional desde 1994, atuou em mais de vinte espetáculos teatrais, como “A Ver Estrelas”, de João Falcão (1998) e “Cuida Bem de Mim”, de Luiz Marfuz (1997/98). Também participou de programas de televisão, como “Faça Sua História”, “Por Toda A Minha Vida – Tim Maia”, entre outras participações e comerciais.

“Além Hamlet” + bate-papo com a diretora Sandra Delgado

Local: Espaço Cinema Nosso (Rua do Rezende, 80 – Lapa)

Data: 05 de maio (terça-feira)

Horário: 18h

Entrada: gratuita

Mais informações: (00-XX-21) 2505-3300

“Hamlet”, de William Shakespeare

Tradução: Aderbal Freire-Filho, Barbara Harrington e Wagner Moura

Direção: Aderbal Freire-Filho

Elenco: Wagner Moura, Tonico Pereira, Carla Ribas, Georgiana Góes, Mateus Solano, Candido Damm, Fábio Lago, Felipe Koury, Gillray Coutinho e Marcelo Flores

Endereço: Oi Casa Grande (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon)

Horário: sextas e sábados, às 20h30; domingos, às 19h

Mais informações: (00-XX-21) 2511-0800

Fonte: Cinema Nosso