quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pré-estreia de “Mataram a Irmã Dorothy” no Espaço Cinema Nosso



No dia 02 de abril (quinta-feira), às 17h30, o Espaço Cinema Nosso faz a pré-estreia do documentário “Mataram a Irmã Dorothy” (They Killed Sister Dorothy, 2008), de Daniel Junge. Na mesma sessão, será exibido o curta-metragem "Uma Mãe como Eu" (2008), de Luís Carlos Nascimento, premiado no 19º Festival de Curtas-Metragens de São Paulo. Logo depois, haverá um debate com José Batista, advogado do caso Dorothy, e os produtores do documentário, Marcela Bourseau e Gustavo Gelmini.

Toda primeira quinta-feira do mês o Cinema Nosso, em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (Cesec) e a Justiça Global, exibe um filme relacionado aos direitos humanos.

“Mataram a Irmã Dorothy” conta a trágica história da freira Dorothy Stang, assassinada aos 73 anos na Amazônia. Nascida em Ohio (EUA), irmã Dorothy mudou-se para o Brasil, onde passou a defender projetos de redistribuição de terras. Acabou atingida por seis tiros em 2005, após entrar em conflito com fazendeiros e grileiros. O filme mostra o trabalho da missionária na floresta brasileira e acompanha o julgamento de seus assassinos, que teve grande repercussão na mídia nacional e estrangeira. O filme foi produzido por Nigel Noble (diretor de “Os Carvoeiros”) e tem músicas originais de Bebel Gilberto e Pedro Bromfman. Na versão brasileira, é narrado pelo ator Wagner Moura.

Sobre o diretor Daniel Junge

Seu primeiro longa-metragem foi Chiefs, premiado em 2002, no Festival de Tribeca, como melhor documentário. Depois, filmou Reading your Rights e Big Blue Bear, para a rede de televisão australiana e regional PBS, vencedor do Emmy regional de melhor documentário cultural. Dirigiu também We Are Phamaly, Road Movie e Iron Ladies Of Liberia, sobre a primeira mulher presidente na África.

Confira o trailer do filme no Youtube e o site oficial de "Mataram a Irmã Dorothy". Se você trabalha com o tema dos direitos humanos, venha participar do debate sobre o caso que chocou o mundo. Reservas pelo telefone: (00-XX-21) 2505-3300.

Filme “Mataram Irmã Dorothy” (They Killed Sister Dorothy, 2008) + debate

Local: Espaco Cinema Nosso (Rua do Rezende, 80 – Lapa)

Data: 02 de abril (quinta-feira)

Horário: 17h30

Reservas pelo telefone: (00-XX-21) 2505-3300

Apoio: MovieMobz | Acquisitions Manager

Trailler do filme:http://www.youtube.com/watch?v=RFVXtvNZpA4

Fonte: Cinema Nosso