sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Tropa de Elite chega ao 'cabo'



Talvez o filme mais visto por meio da pirataria no Brasil, Tropa de Elite, Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2008, que estreia na TV brasileira no sábado (28/02), às 22h, no canal por assinatura Telecine Premium. No dia seguinte, o longa-metragem dirigido pelo brasileiro José Padilha será exibido no Telecine Pipoca, às 20h.

O dia-a-dia de policiais no combate ao crime organizado carioca dá enredo ao violento Tropa de Elite, também o grande vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, ganhando nas categorias filme - voto popular, diretor, ator (Wagner Moura), ator coadjuvante (Milhem Cortaz), fotografia, maquiagem, edição - ficção, som e efeitos especiais.

Curiosidades:

- Tropa de Elite era originalmente um projeto de documentário, derivado de Ônibus 174 (2002), tendo o BOPE como tema principal.

- José Padilha trabalhou dois anos em investigações com a colaboração do BOPE, psiquiatras da Polícia Militar e ex-traficantes. O diretor também entrevistou e ouviu histórias de 15 policiais que conheceu depois que fez Ônibus 174 (2002).

- Em novembro de 2006, traficantes da favela Chapéu Mangueira, no Rio, onde as filmagens foram realizadas, sequestraram parte da equipe e roubaram as armas cenográficas; 59 delas eram réplicas e 31 verdadeiras, adaptadas para tiros de festim. As filmagens foram interrompidas por cerca de duas semanas.

- Escolhido como o filme de abertura do Festival do Rio 2007.

Fonte: Yahoo! Notícias