domingo, 7 de dezembro de 2008

Wagner Moura se despede de Hamlet



Vencedor do Prêmio Qualidade Brasil 2008, na categoria melhor ator drama de teatro, Wagner Moura vive o personagem Hamlet até domingo (07/12), no Teatro Faap. Diretor da remontagem de William Shakespeare, Aderbal Freire-Filho foi premiado como melhor direção teatral, no gênero drama.

Considerado como um dos melhores atores do ano, Wagner Moura interpreta um príncipe dinamarquês que luta para vingar a morte do pai e recuperar a coroa. A atuação de Moura é impecável. Viver Hamlet não é fácil, mas, depois do grande sucesso do Capitão Nascimento, o baiano se tornou sinônimo de sucesso, seja ele de público ou de crítica.

Hamlet versus Capitão Nascimento

A única diferença entre o personagem do dramaturgo inglês William Shakespeare e o personagem central de Tropa de Elite, dirigido por José Padilha, talvez seja a realidade que cada um representa. Capitão Nascimento, um policial que luta contra o narcotráfico nos morros cariocas, saiu das telonas rumo aos palcos do Teatro Faap para viver o príncipe Hamlet.

A angústia e a incerteza sobre as atitudes que devem tomar com relação a crimes são características que definem as principais semelhanças entre os personagens. Apesar de atuarem em dois cenários diferentes, Hamlet e Capitão Nascimento têm pela frente a podridão dos mundos que os cercam como maior obstáculo.

Trágico e cômico

A tragédia foi o gênero escolhido por William Shakespeare ao escrever Hamlet, o príncipe da Dinamarca, por volta de 1600. Mas o ator interpreta um príncipe que oscila entre o trágico e o cômico. Para ampliar a força do espetáculo, o elenco tem o apoio de um telão que reproduz os movimentos dos atores no palco.

Além de protagonizar o espetáculo, Wagner Moura é produtor e co-autor da tradução com Aderbal Freire-Filho e Barbara Harrington. Durante os 170 minutos da apresentação, Moura conta com a participação de Tonico Pereira, Caio Junqueira, Carla Ribas, Georgiana Góes, Fabio Lago, Marcelo Flores, Gillray Coutinho, Claudio Mendes, e Felipe Koury.

Sessões: sexta-feira e sábado, às 20h; domingo, às 18h.

Ingressos: R$ 80,00 (estudantes e aposentados têm descontos).

A última apresentação de Hamlet este ano acontece no domingo (07/12), mas a partir do dia 16/01/2009, o espetáculo volta a ser encenado.

Teatro Faap – Rua Alagoas, 903; (11) 3662-7232/7235

Fonte: Yahoo! Notícias