segunda-feira, 23 de junho de 2008

Wagner Moura estréia Hamlet cercado de amigos



Começo este texto com as palavras do músico baiano Tom Zé: ''Shakespeare é o autor que inventou o humano. Estes atores são mais que seres humanos. São criaturas que reviveram a tragédia pra gente". Este foi o espírito que tomou conta dos espectadores da peça Hamlet, encenada sexta-feira (20/6/2008), no teatro Faap, e protagonizada por Wagner Moura.

Antes da estréia a expectativa percorria os corredores do teatro. Sarah de Oliveira -, que veio especialmente para prestigiar o amigo Wagner Moura é também grande fã de Shakespeare. "Assisti à Hamlet pela primeira vez aos 14 anos. Vi Ricardo III aqui no prédio da Faap e também assisti à Macbeth. Eu adoro o Wagner como pessoa, ele é muito querido. Boa gente mesmo, fico na torcida pelo seu sucesso", desmanchou-se.

Após o espetáculo Wagner Moura recebeu a maioria dos amigos com a sincera frase "que bom que você veio". Repetida a exaustão durante as quase duas horas que o ator recebeu os cumprimentos ao lado do elenco. Gillray Coutinho, que interpretou Polônio e Osric, foi aplaudido duas vezes durante a encenação.

Em êxtase, a atriz Irene Ravache abraçou Wagner na festa pós-estréia e disse: "Sabe o que é melhor? Você não sabe o tamanho que você é, você não tem noção do que você é, muito obrigada!”.

Para quem ainda duvida da força do protagonista, Fernando Meirelles foi enfático. ''Vim hoje para aprender com o Wagner e voltarei no domingo". (Explica-se: a produtora do cineasta irá produzir um programa chamado Som e Fúria para Rede Globo. A minissérie contará a história de um grupo de teatro shakespereano que montará Hamlet).

Wagner Moura tem 32 anos e chegou aos palcos do Rio de Janeiro pelas mãos do diretor João Falcão, com a peça A Máquina. Com o seu talento, o ator contraria a regra de que toda a unanimidade é burra, pois ele conquista o público, outros atores e a crítica.

"Eu estou muito feliz. A noite foi ótima, o teatro aconteceu porque ele acontece quando tem público. E sobre o Hamlet, eu estou tomado por ele”, finalizou Wagner Moura.

Após a peça, o elenco recebeu o público e os amigos para um coquetel na entrada principal do teatro. Deram parabéns ao elenco Marilia Pêra, Luana Piovani, Cao Hamburguer, Milhem Cortaz, Marília Gabriela, Gabriela Duarte, Denise Fraga, entre outros.

Elenco:
Wagner Moura - Hamlet
Tonico Pereira- Claudio
Carla Ribas – rainha Gertrudes
Georgiana Góes – Ofélia
Caio Junqueira – Horácio
Cláudio Mendes - Guildenstern
Fabio Lago – Laertes
Felipe Koury – Bernardo
Gillray Coutinho – Polônio
Marcelo Flores – Rosencrantz



Fonte: Contigo!