sábado, 21 de junho de 2008

Noite de Gala: Famosos prestigiam Hamlet de Wagner Moura



“Foi tudo ótimo! Estou muito feliz! Como aconteceu agora ainda nem tenho o que dizer”, declarou Wagner Moura, o protagonista de Hamlet, montagem que estreou com muito sucesso, na sexta-feira (20), no teatro da FAAP, em São Paulo. O clássico, que já ganhou incontáveis montagens em todo o mundo, desta vez sob a ótica e o talento de Moura, na certa deixou seu autor William Shakespeare emocionado.

Wagner estava visivelmente emocionado. Ele, que não só protagonizou como produziu e foi um dos tradutores da montagem, tinha o desejo de montar o clássico de William Shakespeare desde os 15 anos.

“Foi um filho, que nasceu depois de quatro meses de ensaio”, declarou Caio Junqueira, que está no elenco no papel de Orácio, o amigo do príncipe Hamlet.

Sem dúvida, foi uma noite de gala para o teatro nacional. Na platéia, a classe artística em peso provou que Wagner é atualmente um dos nomes de maior prestígio da dramaturgia brasileira.

“Ele é muito talentoso e a peça está perfeita”, opinou Marília Pêra, na saída do espetáculo. Porém, outros nomes importantes como Marília Gabriela, Irene Ravache, Zezé Polessa, Clarice Abujamra, Denise Fraga, Luana Piovani e Totia Meirelles marcaram presença na pré-estréia.

“Adorei a versão de Shakespeare deles! Tinha uma concepção cosmopolita, moderna, demais”, disse Luana Piovani, que está em São Paulo participando das filmagens do Família Vende Tudo, de Alan Fresnot.

A intelectualidade também compareceu ao evento, como o escritor Marcelo Rubens Paiva, o cineasta Fernando Meirelles, o ex-secretário estadual da Cultura Jorge da Cunha Lima, o bailarino Ivaldo Bertazzo, o compositor Tom Zé e o diretor de teatro José Possi Neto.
A peça

Escrita por William Shakespeare na virada do século XVII, a tragédia de Hamlet permanece como a peça mais celebrada em toda a história do Teatro Mundial. Desta vez, o texto volta a ser encenado com o frescor e o despojamento que marcaram sua estréia, há quatro séculos.

Com 10 atores, o elenco traz nomes como Georgiana Góes (Ofélia), Caio Junqueira (Horácio), Fábio Lago (Laerte) e também a dupla Gillray Coutinho (Prêmio Eletrobras por O Púcaro Búlgaro) e Cláudio Mendes (O Que Diz Molero), parceiros de longa data de Aderbal. Carla Ribas volta ao teatro para viver a rainha Gertrudes, depois do êxito como protagonista do elogiado longa A Casa de Alice, selecionado para a última edição do Festival de Berlim.

Serviço:

Hamlet

Teatro Faap - Rua Alagoas, 903, São Paulo, tel. 0/xx/11/3662-7233
Sex. e sáb.: 20h Domingo: 18h. Até 28/9
Ingressos: R$ 80

Fonte: O Fuxico