domingo, 18 de maio de 2008

'Tropa de elite' foi o grande vencedor do Prêmio ACIE



"Tropa de elite", de José Padilha, foi o grande vencedor da quinta edição do Prêmio ACIE de Cinema, realizada na noite de segunda-feira no CCBB-Rio. O longa venceu as categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Wagner Moura), melhor fotografia (Lula Carvalho) e melhor filme de acordo com o júri popular, que teve a oportunidade de votar em seu preferido durante a mostra que ocorreu em abril.

"O cheiro do ralo" faturou o prêmio de melhor roteiro (Heitor Dhalia e Marçal Aquino, baseado no livro de Lourenço Mutarelli), "Jogo de cena", de Eduardo Coutinho, foi eleito o melhor documentário de 2007 e Carla Ribas ganhou o troféu de melhor atriz pela sua atuação em "A casa de Alice".

O ator Paulo José foi o homenageado do evento por sua colaboração para o cinema brasileiro, tendo recebido o troféu das mãos da atriz Glória Pires. Paulo participou de filmes como "O padre e a moça", "Todas as mulheres do mundo", "Macunaíma" e, mais recentemente, "Benjamim" e "Saneamento básico". Em seu discurso de agradecimento, Paulo José fez questão de dizer que o prêmio não era para ele, mas para o cinema brasileiro.

O Prêmio ACIE de Cinema é organizado pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil e já chamado de "Globo de Ouro brasileiro" por sua natureza (são correspondentes internacionais que votam).

Confira a lista dos vencedores:

Melhor filme: "Tropa de elite"

Diretor: José Padilha - "Tropa de elite"

Roteiro: "O Cheiro do ralo" - Heitor Dhalia e Marçal Aquino, baseado no livro de Lourenço Mutarelli

Melhor ator: Wagner Moura - "Tropa de elite"

Melhor atriz: Carla Ribas - "A casa de Alice"

Fotografia: Lula Carvalho - "Tropa de elite"

Documentário: "Jogo de cena"

Júri popular: "Tropa de elite"

Fonte: O Globo Online