quarta-feira, 21 de maio de 2008

"Tropa de Elite" abre festival de cinema em Portugal



O filme "Tropa de Elite", vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim, inaugura nesta quarta-feira a 2ª edição do festival de cinema ibero-americano Hola Lisboa, no qual oito produções disputam o prêmio de melhor obra.

O ator André Ramiro será o responsável por apresentar a fita de José Padilha ao público português, que aguarda com expectativa sua estréia há meses.

O festival, que vai até o dia 25, conta em sua seção oficial com filmes de Brasil, Chile, Argentina, Espanha, Colômbia e Portugal.

Além de "Tropa de Elite", também concorre ao grande prêmio do evento "Ó Pai, Ó", de Monique Gardenberg.

Disputam a estatueta o espanhol "Barcelona, Un Mapa", de Ventura Pons, o colombiano "Sonar No Cuesta Nada", de Rodrigo Triana, o português "Dot.com", de Luís Galvão Teles, o argentino "XXY", Lucía Puenzo, e os chilenos "Padre Nuestro", de Rodrigo Sepúlveda, e "Radio Corazón", de Roberto Artiagoitía.

Além de melhor filme, o júri internacional do festival elegerá o melhor roteiro e fotografia, aos quais será preciso somar o Grande Prêmio do Júri.

O festival pretende divulgar ao público português as melhores criações do cinema latino-americano, desde os grandes produtores aos jovens diretores.

Fonte: Folha Online