sábado, 24 de maio de 2008

Jardim Vitória recebe Festival de Cinema e Arte



A comunidade do Jardim Vitória será beneficiada hoje (24-05) com duas sessões dos filmes "Marcha dos Pingüins" e "Saneamento Básico", que integram a programação do 15º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. As exibições no bairro começam às 19h.

A Prefeitura de Cuiabá, através da Regional Norte e da direção Escola Municipal Dejani Ribeiro, apóiam realização do evento por meio do projeto Escola da Família. "Essa é uma grande oportunidade de aliar cultura e lazer, proporcionando à comunidade o acesso gratuito à produção nacional de cinema", destaca a administradora da Regional Norte, Maristela Okamura.

"Marcha dos Pingüins" levou o Oscar em 2006 como melhor documentário. O filme mostra a jornada desses bichos pela preservação da espécie em um cenário de gelo desértico, onde eles repetem o ritual de sair em busca do par perfeito. "Por instinto, enfileirados aos montes, machos e fêmeas deixam seu habitat natural em direção ao deserto gelado da Antártica em uma maratona de bravura e sobrevivência até realizar seu ritual de acasalamento", diz a sinopse do filme.

Com um elenco de peso, "Saneamento Básico" se passa numa pequena vila de descendentes de colonos italianos, na serra gaúcha. Lá, a comunidade reivindica constantemente a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Mas o pedido é ignorado pelas autoridades. Nessa luta, descobrem que há verba para a realização de um filme sobre o tema. Então o grupo resolve registrar o problema e, surpreendentemente, os principiantes acabam premiados pela obra. No elenco, estão Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Paulo José, Lázaro Ramos, Bruno Garcia, Tonico Pereira e Janaina Kremer.

Serviço: A exibição ocorre na rua 7, ao lado da Escola Municipal Dejani Ribeiro, do bairro Jardim Vitória.

Fonte: 24 Horas News