segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Atores e diretor lançam 'Tropa de elite' em Berlim



Filme brasileiro disputa Urso de Ouro, prêmio máximo no festival. José Padilha e Wagner Moura comparecem a estréia internacional.

Wagner Moura e Maria Ribeiro, que fazem parte do elenco de Tropa de Elite, chegaram a Berlim para fazer o lançamento do filme ao lado do diretor José Padilha. O sucesso de bilheterias estréia no tradicional festival da cidade nesta segunda-feira.

Ao desembarcar, os três se dirigiram à sala oficial do festival, no centro de Berlim, onde apresentaram o longa-metragem para jornalistas de diversos países e responderam perguntas que não só tinham relação com o trabalho na produção como também com a realidade social no Brasil.

Tropa de Elite concorre ao Urso de Ouro na mostra competitiva ao lado de filmes como Lake Tahoe, do mexicano Fernando Eimbcke, que foi elogiado durante sua exibição neste domingo. A primeira sessão da produção brasileira é no Berlinale Palast, sede do evento, às 16h.

No último final de semana, Tropa de Elite foi anunciado nos jornais internacionais como um novo Cidade de Deus. José Padilha chegou a ser citado pela Screen Magazine como o 'dono de um fenômeno cinematográfico'.

Além de Tropa de Elite, o Festival de Berlim exibe mais dois filmes da mostra competitiva ainda nesta segunda-feira: o alemão Kirschblüten Hanami, de Doris Dörrie e o chinês Man Jeuk, de Johnnie To.

O anúncio dos prêmios oficiais acontece no próximo sábado, junto com uma cerimônia formal. Tropa de Elite discute a legalização das drogas por meio da história de um capitão do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) que busca um substituto para combater o tráfico nas favelas do Rio de Janeiro.



O diretor José Padilha, entre os atores Wagner Moura e Maria Riberiro, lança "Tropa de elite" no Festival de Berlim nesta segunda-feira (11); o filme concorre ao Urso de Ouro, prêmio máximo da mostra alemã.
Fonte: G1 Cinema e Terra.