sábado, 13 de maio de 2006

Gramadenses emprestam voz para atores do filme "Saneamento Básico"



Fernanda Montenegro, Wagner Moura, Bruno Garcia, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Tonico Pereira estão no elenco

Dez pessoas emprestaram a voz para que sirva como laboratório para O Filme Saneamento Básico de Jorge Furtado. A equipe da produção do filme estiveram em Gramado para gravar os diferentes sotaques dos descendentes italianos que vivem em Gramado. No Centro Municipal de Cultura foram gravados partes dos textos do filme que servirá como laboratório para estes artistas. O Filme deverá estrear em abril de 2007, e Furtado não esconde o interesse de participar do Festival de Cinema de Gramado.

O filme que começará a ser rodado após a Copa do Mundo vai contar a seguinte história: Uma pequena comunidade de descendentes de colonos italianos no interior do Rio Grande do Sul resolve recorrer a realização de um vídeo para tentar resolver os problemas de saneamento básico da vila. Enfrentando pela primeira vez os dilemas da linguagem audiovisual, pessoas comuns aprendem (e ensinam) muito sobre os limites entre a ficção, a realidade, entre a vida e a representação da vida. Sátira sobre os meandros da burocracia, ensaio sobre a linguagem cinematográfica, SANEAMENTO BÁSICO, O FILME, é também uma comédia que, apesar do tema contemporâneo, tem um enredo de estrutura clássica, baseado nos personagens da Commedia Dell'arte: há um Pantalone (veneziano), um Doutor (bolonhês), um Capitão, um Zanni (o criado), o casal de Enamorados e a Comadre, um universo fechado e restrito de personagens que, como já demonstraram através dos séculos, são capazes de se multiplicar em infinitas variações, representando estelarmente toda a humanidade.¿ Conforme destaca o site da Casa de Cinema.

O diretor do filme Jorge Furtado esteve acompanhando as gravações e disse "Gramado, é bonita, é perto, e é uma cidade muito ligada ao Cinema Brasileiro. E viemos gravar o sotaque dos italianos do Rio Grande do Sul, o nosso filme se passa em um Linha Italiana e os atores precisam saber como as pessoas falam." Assim ele justifica a escolha por Gramado.O local para rodar o filme ainda não está definido e será rodado em três locais diferentes; uma linha, e duas cidades pequeninas. Linha Bonita em Gramado, Vila Oliva, Caxias do Sul, e Canela, são lugares que estão no páreo para receber as filmagens. No elenco do filme nomes consagrados como Fernanda Montenegro, Wagner Moura, Bruno Garcia, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Tonico Pereira, além de outros que estão indefinidos.

De várias idades e morando em diversos lugares de Gramado, todos estavam orgulhosos por participar do evento, bem como, porque é uma forma de deixar gravado uma parte importante da história. O diretor do Arquivo Histórico Municipal Gilnei Casagrande disse que "É um orgulho para nós sermos escolhidos entre tantas cidades que tem descendentes de italianos. Isto é muito bom e tem uma dimensão enorme."

O mais novo participante da gravação de voz, Diego Sanjogo, 18 anos, é estudante de Turismo na UCS, morador da Serra Grande ele afirmou que "Participar deste projeto é muito interessante, ajuda na realização do filme e também serve para não perdermos as nossas raízes. Assim ajudamos a nossa comunidade." Outra envolvida nas gravações, Maria Perini, 75 anos, Linha 28 agora morando no centro de Gramado. Estava toda faceira por ter sido convidada a integrar ao projeto ela disse, "Sempre procurei deixar o italiano bem presente e trago no coração pois, sou neta de italiano, quando mais eu posso cultivar melhor, é um orgulho é como ter um pedaço da Itália comigo. È muito válido eu sempre conversava em dialeto italiano com os meus pais eu tenho muito deles".

Fonte: Prefeitura de Gramado