quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

Gravações em Belo Horizonte

Depois de gravar em Tiradentes (MG), Diamantina (MG) e Santos (SP), esta semana foi a vez de a equipe da minissérie gravar em Belo Horizonte (MG). A cidade que recebeu Juscelino Kubitschek na sua juventude foi o cenário das gravações realizadas entre sábado, dia 3, e terça-feira, dia 6. A diretora Amora Mautner comandou cenas na Praça e no Palácio da Liberdade, na Pampulha, na Praça da Estação e na própria estação ferroviária. Wagner Moura (JK), Débora Falabella (Sarah Kubitschek), Ranieri Gonzalez (José Maria Alkmim), Otávio Augusto (Benedito Valadares) e Rodrigo Penna (Oscar Niemeyer) são alguns dos atores que estiveram lá.

Para realizar as cenas na capital mineira, cerca de cem profissionais foram deslocados do Rio de Janeiro, entre elenco, equipe de produção e equipe técnica. Foram necessários quatro caminhões com equipamentos e uma unidade móvel de gravação. Uma média de cem figurantes eram escalados por dia, para compor as 15 cenas realizadas na cidade.

No domingo, foram feitas as cenas que retratam a chegada de JK a Belo Horizonte pela primeira vez, para fazer um concurso de telegrafista. O fascínio do jovem vindo de Diamantina, pela primeira vez numa cidade grande, se une à felicidade de encontrar os grandes amigos já instalados na capital, como José Maria Alkmim, Lourival (Felipe Monaco) e Newton (Fabrizio Teixeira), que recepcionam Juscelino na estação ferroviária e fazem planos para apresentar a cidade ao amigo.

A minissérie JK estréia na TV Globo no dia 3 de janeiro e leva as assinaturas do diretor de núcleo Dennis Carvalho, dos diretores Amora Mautner e Vinicius Coimbra e dos autores Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, que escrevem com a colaboração de Geraldo Carneiro, Rodrigo Amaral e Letícia Mey.

Fonte: Site da minissérie JK