segunda-feira, 14 de novembro de 2005

Elenco aprende a dançar valsa e maxixe em Tiradentes

Durante as gravações que foram feitas em Tiradentes (MG), parte do elenco de JK teve uma aula de dança. Tudo para que os atores fizessem bonito na cena da festa de casamento de Naná, a irmã de Juscelino Kubitschek.

A aula aconteceu num salão da antiga Casa da Cadeia de Tiradentes, onde hoje funciona o Museu Presidente Tancredo Neves. Wagner Moura, Dan Stulbach, Ranieri Gonzalez, Juliana Mesquita, Keli Freitas, Ana Cecília Santos e Mateus Solano estavam entre os atores que participaram da aula. Na primeira parte do curso intensivo, o elenco aprendeu a dançar a tradicional valsa do casamento. Na segunda parte, os figurantes escalados para a cena se juntaram aos atores e todos aprenderam a dançar o maxixe. Esse foi o trecho mais divertido da aula, pois todo mundo cismava em dançar com o rebolado do forró de hoje em dia, já que a música era parecida. A professora, Ju Espíndola, explicava que estava tudo errado: "Gente, vamos lembrar que a cena se passa nos anos 20! Naquela época, ninguém dançava coladinho assim nem tinha essa manemolência toda, porque pegava mal, era falta de respeito. Não é forró. Podem parar de rebolar!". Todos riam e tentavam novamente.

Juliana Mesquita e Matheus Solano prestaram bastante atenção à aula. Afinal de contas, todo aquele treinamento era para a cena do casamento dos seus personagens, os apaixonados Naná e Júlio Soares. "Mas ninguém se empenhou tanto quanto o Wagner Moura", conta a professora. "Ele faz o papel de JK, que era famoso na juventude por ser um bom pé-de-valsa. Então, o Wagner tinha mesmo que treinar muito."

Fonte: Site da minissérie JK