segunda-feira, 4 de julho de 2005

A lua me disse: Bastidores



Quem está do outro lado da telinha nem pode imaginar o trabalho por trás da festa junina do Beco da Baiúca. 

A tradicional festa junina chegou à vila Baiúca. A cenógrafa Isabela Urman e o produtor de arte Moa Batsow, de A Lua Me Disse, transformaram a cidade cenográfica da novela em um arraiá pra lá de caipira. Foram três dias de produção até que tudo ficasse pronto para o dia da gravação. Segundo Isabela, foram usados na decoração do cenário 600m de bandeirinhas, 60 balões de luz e 600m de lampadinhas, sem deixar de mencionar os 100m de tecidos coloridos, o bambu e as folhas de bananeira utilizadas para montar as 16 barracas. 

Com água na boca, Moa entrega todas as delícias da Dona Roma e da Zelândia preparadas para a festa de São João: bolo de aipim, cural, milho verde, cachorro quente, churrasquinho com farofa, cocadinhas, brigadeiros, pé-de-moleque, pipoca, algodão doce, maçã do amor, quentão, vinho quente, etc. E aí, você resistiria a essa tentação? O produtor de arte, que garante estar se divertindo com o folhetim, ainda acrescenta as brincadeiras das barracas: correio elegante, bola na lata, pescaria, bola na boca do palhaço, argolas, cadeia, corrida do porquinho da índia, prêmios, etc; e também destaca como curiosidades a barraca do beijo da Assunta, a grande quadrilha e a barraca de aconselhamento feminino da Marisinha, com direito a foto do Peteleco. 

A festa também contou com cerca de 120 figurinos produzidos para o elenco e para os 60 figurantes que participaram da gravação. Todo esse trabalho foi realizado pela figurinista Sonia Soares e equipe. Entre as vestes características estavam: chapéus, camisas xadrez, calças jeans adereçadas com retalhos de panos, vestidos floridos, maria chiquinhas, etc. As maquiagens típicas de comemorações juninas do supervisor de caracterização Uirandê Holanda e equipe também não ficaram fora de cena: dentes pintados, bochechas com pintinhas, cavanhaques rabiscados, etc. Enfim, foi uma festa de São João tamanho família,recheada de muita alegria, descontração e diversão. Fogos de emoção explodiram nos bastidores da gravação. Confira tudo isso no ar, e muito mais, nos próximos capítulos. Você não pode perder. Vai ser um estouro! 

E mesmo em ritmo de gravação, os atores conseguem curtir toda essa produção. Veja o que Wagner Moura disse da festa da Baiúca: 



"Eu sou do Nordeste, então me amarro em festa junina, que é uma coisa super típica por lá. Já pulei muito e gosto de tudo: quentão, munguzá, canjica, forró, quadrilha, fogos, etc." 

Wagner Moura 



Fonte: Site A Lua me disse