domingo, 5 de junho de 2005

Carandiru



Este grande sucesso do cinema nacional que custou R$ 12 milhões, foi o 4º filme mais visto em 2003 no Brasil, tendo levado 4.693.853 pessoas aos cinemas e acabou sendo escolhido o representante brasileiro ao Oscar de melhor filme estrangeiro. 



Com roteiro de Hector babenco, o filme se passa no maior presídio da América Latina, onde um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS, o Carandiru. 



Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver. 


Wagner é Zico, um viciado em Crack que vai para a cadeira depois de ...Por lá ele Desdete, um amigo de infância, irmão da garota pela qual ele sempre foi apaixonado. Desdete é preso anos depois de Zico e passa a dividir a cela com ele. Fornecedor de droga dentro do presídio, Zico vê tudo desmoronar quando perdoa a dívida de Ezequiel (Lázaro Ramos) e assim passa a não ter o mesmo respeito dos companheiros de cadeia. Além de viver sempre no efeito da droga, acaba tendo um trágico fim. 


O elenco conta ainda com Mílton Gonçalves, Maria Luísa Mendonça, Rodrigo Santoro, Caio Blat entre outros.